SALVADOR AMANHECE A QUARTA-FEIRA COM CERCA DE 900 COLETIVOS PARADOS NA GARAGEM

Salvador amanheceu nesta quarta-feira (16) com paralisação parcial no sistema de transporte por ônibus. Os motoristas pararam nas garagens desde às 3h30 desta madrugada em protesto no âmbito da campanha salarial da categoria.

Cerca de 900 ônibus ficaram parados em quatro garagens na cidade. São cerca de 20 linhas atingidas na região central da capital com a paralisação. Entre os bairros prejudicados, estão Cabula, Castelo Branco, entre outros.

“Pedimos desculpas pelos transtornos. Quando chega a uma situação dessa é porque não tem mais dialogo, é uma forma de fazer nosso protesto ser ouvido”, disse o presidente do sindicato da categoria, vereador Hélio Ferreira (PCdoB), em entrevista a emissora de TV.

Segundo informações, o serviço será retomado à partir das 8 horas. Os ônibus que pararam foram os que fazem parte do consórcio Integra OTTrans da cor verde. Os demais, que integram os consórcios Plataforma e Salvador Norte, cores amarela e azul, respectivamente, estão funcionando normalmente.

A paralisação foi informada pelo sindicato dos Rodoviários nesta terça-feira (15). Na página da entidade na rede social Facebook, um texto convocava os filiados para a campanha.

“Estamos em uma campanha salarial marcada por uma conjuntura econômica e política difícil, com uma inflação oficial de 1,69%, que é falsa, manipulada, e com um patronal que utiliza todas as artimanhas para desmotivar e desmobilizar a categoria. É preciso luta, muita luta, como sempre fizemos. O rodoviário da Bahia é a vanguarda do movimento sindical brasileiro. Vamos empunhar nossas bandeiras com orgulho e, de cabeça erguida, ocupar as ruas e exigir respeito e valorização do nosso trabalho”, conclamava o sindicato.