RUI COSTA AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL EM LAURO DE FREITAS QUE ATENDERÁ CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA

O governador Rui Costa autorizou na segunda-feira (4) o início da construção do Hospital Metropolitano, no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas.

 

A primeira etapa das obras já começou , com a terraplanagem para nivelar o terreno. “O prazo é de um ano para que a gente conclua e entregue à população esse hospital, que vai ser urgência e emergência, tendo vários procedimentos de alta complexidade”, disse Rui, destacando que a intenção do hospital é evitar que as pessoas busquem serviços nos hospitais de Salvador.

 

Na ocasião da assinatura da ordem de serviço, o governador também anunciou reforma no Hospital Menandro de Farias, que após inauguração do Hospital Metropolitano será transformado em um hospital para atendimento de crianças.

 

“Nós temos ainda maternidade de Camaçari, que vamos entregar em 2018, e completando, após a inauguração desta unidade, haverá uma grande reforma também Hospital Geral de Camaçari”, continuou Rui.

 

O Hospital Metropolitano terá investimento de R$ 180 milhões,  capacidade para 265 leitos e 27,9 mil metros quadrados de área construída em 90 mil metros quadrados. A unidade de saúde terá capacidade para realizar procedimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades clínica e cirúrgica, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, em caráter de urgência e eletivo, além de Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), Centro de Traumas e Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia.

 

“O Hospital Metropolitano será o principal equipamento de saúde da RMS, atendendo a todos os casos da rede de urgência e emergência do Litoral Norte e das cidades que compõem a Região Metropolitana, de fácil acesso, a partir de diversas vias expressas, de alto fluxo, que vai desafogar tanto o Hospital Geral do Estado quanto o Hospital Geral Roberto Santos”, acrescentou Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde (Sesab).

 

A assinatura da ordem de serviço foi marcada pela autorização de obras de pavimentação asfáltica de 2,6 quilômetros da Rua Djanira Maria Bastos, via de acesso ao novo hospital.

 

Diversos prefeitos da região se fizeram presentes ao evento – entre eles a Prefeita de Dias d’Ávila, Jussara Márcia.

 

 

Publicado por Geraldo Requiao em Segunda, 4 de dezembro de 2017

 

 

O governador Rui Costa explicou durante entrevista na tarde da terça-feira, dia 5 de dezembro, o motivo de ter escolhido a cidade de de Lauro de Freitas para a instalação de um novo hospital, que será responsável por atender a população dos municípios próximos (Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Catú, Pojuca, Simões Filho e São Sebastião do Passé).

“Da posição logística a gente procurou uma região que ajudasse os municípios próximos. Uma das maiores reclamações era que eles pegavam engarrafamento, o acesso a Salvador é difícil, numa situação de paciente de emergência o interessante é que fique numa posição de fácil acesso. Por isso colocamos na beira de uma pista nova, na BA 093, está dentro de Lauro de Freitas, mas está extremamente fácil das pessoas chegarem. Já estamos colocando uma policlinica em Simões Filho, já temos um hospital em Camaçari é um pouco de ir contemplando cada município”.

Rui explicou ainda que o já existente hospital de Lauro, o Menandro Farias será transformado em um hospital materno-infantil.  “Após a inauguração do novo hospital, o Menandro vai passar a ser de atendimento materno-infantil”.

 

.