DIAS D’ÁVILA: JOVENS RESERVISTAS RECEBEM CERTIFICADO DE DISPENSA DO SERVIÇO MILITAR AOS 18 ANOS

 

Cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar é realizada em Dias d’ÁvilaNa tarde da quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Junta do Serviço Militar local, em cumprimento ao estabelecido em agenda junto ao Comando da 6ª Região Militar do Exército, realizou na Câmara Municipal de Vereadores a Cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação, bem como, o Juramento e o Compromisso à Bandeira, a, aproximadamente, 500 jovens alistados no município entre os anos de 2016 e 2018.

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é realizado para jovens que completam 18 anos e são dispensados do serviço militar por diversos motivos, entre eles, à exemplo de Dias d’Ávila, por não haver um local (Tiro de Guerra) para que estes jovens possam fazer o serviço militar.

 

Neste quesito, o jovem perde muito em seu aprendizado – pois deixa de conhecer um pouco de civismo e patriotismo, regras de hierarquia, obediência e até de sobrevivência – além de deixar passar em branco a possibilidade de, se gostar da carreira, ter facilidades para servir o exército.

    

Durante a cerimônia que presidida pelo Tenente Coronel do Exército, Silva, da 6ª Região Militar, foi destacado que, mesmo dispensado de suas obrigações militares, os jovens, como cidadãos brasileiros, possuem responsabilidades perante a Pátria – pois em caso de guerra ou de caos generalizados, podem ser convocados.

 

Os jovens dispensados proferiram o juramento à Bandeira Nacional e entoaram o Hino Nacional. Presentes ao evento estava o vice-prefeito Geraldo Requião e a Vice-presidente da Câmara, a Vereadora Maria Imperatriz – bem como do Delegado da 6ª Região do Serviço Militar, Capitão Góes; do Comandante da 36º CIPM, Major Sérgio Dias; do Subcomandante da 36º CIPM; Capitão Cláudio. Finalizando o ato cívico, o mestre de cerimônia proferiu o encerramento do evento seguido da entrega dos Certificados.

 

O juramento à bandeira é uma cerimônia em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais. O referido certificado é um documento de grande importância para todo cidadão, pois, sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, a exemplo do Titulo de Eleitor.

Os jovens que não participaram da cerimônia de entrega de certificados, devem procurar a Junta de Serviço Militar do município para fazer a retirada do seu documento, que está instalada junto ao Sine.