DIAS D’ÁVILA: SANTOS TITARA TEM PELO IDEB NOTA 5 DE MELHOR ÍNDICE DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

“A expressão “Educação de qualidade”, tão em voga hoje em dia deveria ser redundante. Afinal, educação por sí só, não deveria ser de qualidade?” – Essa foi a frase dita pela diretora da Escola Municipal de Dias d’Ávila, Santos Titara, inaugurada em 1994, Ivana Ferreira que se encontra na gestão há dois anos, quando recebeu a notícia de que a escola que atua recebeu a mais alta nota pelo município em educação.

A Escola Santos Titara funciona em dois turnos (manhã e tarde) e está situada no Bairro Jardim Alvorada e tem capacidade para 350 alunos no ensino fundamental 1, do 3º ao 5º ano. Em breve a escola deverá estar com ensino do 1º ao 5º ano. O corpo docente tem 14 profissionais do ensino e o suporte de 16 funcionários.

A Escola Santos Titara tem como missão assegurar um ensino de qualidade, despertando o exercício da cidadania através da valorização da identidade cultural, bem como o desenvolver no indivíduo a percepção da escola como ambiente viabilizador do conhecimento, garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola, formar cidadãos críticos e preparados para a vida em sociedade.

A pontuação do IDEB é avaliada através dos descritores da língua portuguesa e da matemática, onde é avaliada a habilidade dos alunos das escolas públicas. Essa avaliação é feita pelo Governo Federal através da “Prova Brasil” que é realizada à nivel de país de dois em dois anos em alunos do 5º e do 9º ano e nos alunos do 3º ano do Ensino médio, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) que avalia a qualidade do ensino e da educação de cada município.

Em Dias d’Ávila, o IDEB/2017 pontuou como maior índice de qualidade de educação a Escola Municipal Santos Titara com cinco pontos, a melhor pontuação de Dias d’Ávila.

“Para atingir este resultado foi necessário um planejamento. Este planejamento serve como guia – e a escola não fugiu ao traçado dos objetivos, fazendo o replanejamento através das avaliações diárias. Para que fosse alcançado o melhor resultado entre os alunos, algumas metodologias como: dramatização, aulas práticas, simulados, entre outros, foram utilizados para que as aulas se tornassem produtivas” – explicou Cleonice Pinheiro, professora regente da turma avaliada.

Todo planejamento desenvolvido na escola tem como acompanhamento e orientação da coordenadora pedagógica, a Professora Helenita Santos. “O trabalho pedagógico precisa ser realizado com responsabilidade e compromisso” – frisou a pedagoga.
A direção da Escola Santos Titara é composta por Ivana Ferreira e Leomara Lucianne (diretora e vice) que manifestaram satisfação pela pontuação do IDEB, bem como vem a público agradecer ao seu corpo docente; a equipe de funcionários; aos pais de alunos; aos alunos; à comunidade; ao Secretário Marcelino Almeida (Secretário de Educação na época); à Rosenir Rodrigues (Gerente Pedagógica da Seduc) e toda a sua equipe; aos formadores Rosalvo Lucas e Jaílma Miranda; à equipe técnica da Seduc; à Prefeita Jussara Márcia e ao Vice-prefeito Geraldo Requião.

“Nós, da Escola Santos Titara, independente deste ano não ser um ano de avaliação do IDEB, continuamos cumprindo nossas metas de ensino, em busca da obtenção de bons resultados” – ressaltou Leomara Lucianne, vice-diretora.
E por fim, a diretora Ivana manifestou que “Primeiramente agradeço o meu amado e querido Deus Jeová, o qual tem me dado direção e sabedoria em lidar com as adversidades da vida. E gostaria de dividir este prêmio com minha família, com minhas amadas gestoras do município, com o atual Secretário de Educação Francisco Lessa e toda sua equipe, pois foi com muita alegria que recebi a notícia do IDEB de que a escola que eu atuo havia se destacado positivamente no seu critério de avaliação”.

Vale lembrar que o ano de 2017 foi um ano bastante difícil, devido às greves e manifestações, além de algumas paralisações, quando a classe dos professores buscavam melhorias salariais – tendo estes dados atrapalhado um pouco o ensino na cidade de Dias d’Ávila.