DIAS D’ÁVILA: VEREADOR THIAGO SARAIVA FALA EM CRIAR O CÓDIGO DE ÉTICA PARA VEREADORES

E o Vereador do PDT, Thiago Saraiva pontuou na última sessão ordinária do dia 11 de abril, a necessidade de se criar para a Câmara Municipal de Dias d’Ávila um Código de Ética entre os vereadores.

É louvável a ideia, já que de vez em quando as sessões da câmara descamba para o lado das discussões pessoais e agressivas aos ouvidos das pessoas que assistem da plenária. E isto está se tornando comum e corriqueiro – e pra não se tornar rotina e nem desagradar ao povo – seria mesmo uma boa ideia criar o Código de Ética entre os edis.

 

O povo quando vai a sessão quer é participar da vida política da cidade e ver o trabalho de cada vereador e não se ter a impressão de estar vendo uma preparação para o MMA. E é democrático saber que cada vereador pode ter a sua opinião e debatê-la – sendo respeitado pelos demais – e aquele que discorda cabe, democraticamente representar-se também na plenária. Partir para o lado pessoal em uma sessão pública não deveria ser nunca o motivo de discussões em uma sessão na plenária de qualquer câmara municipal da Bahia, que, além de desrespeito, é também inconcebível quando se tratamento entre os mesmos são do nível “Vossa Excelência” quando o clima está ameno.

 

Seria salutar mesmo que o Vereador Thiago Saraiva tomasse as rédeas desta pauta e colocasse em votação a criação do Conselho de Ética, para que fosse expurgado certos apelos desnecessários nas sessões da câmara em Dias d’Ávila. Talvez seja até este o motivo do baixo número de expectadores nas sessões. Afinal, são homens e mulheres representando a sociedade em um todo e deveriam estar preparado para um debate social alicerçado na inteligência e no preparo emocional.

 

O povo agradece e a política local também – além das sessões se tornarem mais agradável.

 

.