PREFEITURA CONTRATA DUAS EMPRESAS DE MARKETING E PROPAGANDA POR 2 MILHÕES DE REAIS

Por Júnior do Requeijão – Vereador

.

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila fechou contrato com duas empresas de “Publicidade Educativa” – a EPP Publicidade e Propaganda Ltda ME no valor de R$1.200,00 (hum milhão e duzentos mil reais) e a Engenho Novo Comunicações LTDA no valor de R$800,00 (oitocentos mil reais) ambas já publicadas no Diário oficial da Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila e que já devem estar prestando serviços ao órgão municipal.

O objeto da contratação das duas empresas de publicidade será para trabalhos de caráter educativo, informativo e de orientação social para órgãos da referida prefeitura. O contrato será à partir da data de assinatura do contrato, que foi no dia 28 de julho deste ano. A vigência será de 12 meses à partir de tal assinatura.

Em tempos de crise e de carestia, onde muitas prefeituras baianas (e quase todas as nível de Brasil também) reclamam do baixo orçamento, a Prefeitura de Dias d’Ávila promete encher a cidade de propaganda e marketing educativo, informativo e de orientação social. E isso contraria as dificuldades que se relata para outras atividades que o município deveria estar atuando. 

Muitas pessoas de Dias d’Ávila acham que a Prefeitura poderia usar esta verba para realmente colocar estes projetos sociais em pauta em ação – já que tem uma parceria muito estreita com a Rádio 106 FM para fazer tal divulgação – não precisando se gastar tal volume em verba para isto. E outra, a Prefeitura Municipal para divulgar em Dias d’Ávila não precisaria de tal alta verba para isto, pois em Dias d’Ávila são poucos os órgãos de comunicação propensos a tal divulgação. Destinar verba para  propaganda e marketing educativo, informativo e de orientação social em outras cidades e em outras mídias que não se tem acesso os diasdavilenses, seria até sem necessidade.

Fica questão: Vamos eclodir todos os meses uma campanha diferente para ter essa consumação pautada nos processos da contratação? Pois em 12 meses serão dois milhões de reais (serão quase 2 mil reais mensais) só para as prováveis campanhas deflagradas pela gestão.

Pelo censo populacional da “Cidade das Águas”; uma cidade com quase 80 mil moradores, significa que para cada morador foi destinado uma verba muito valorosa para ser atingido pelas propagandas e marketing educativo, informativo e de orientação social. Significando que, em cada casa deverá haver um tipo de propaganda institucional da gestão municipal todo o mês.

Vale a pena salientar que a intenção é nobre – tendo em vista que, como dizemos sobre a crise que assola os municípios, objetivamente se realmente atingir a meta, a transparência dos trabalhos do executivo será muito bem aceito – lembrando que o valor é muito além da realidade do município. Mas como as ações do Governo de Dias d’Ávila vem sendo de muito trabalho, espera-se que realmente as propagandas e o marketing atinja a realidade do proposto já que se pleiteia a fazer muito além do que vem sendo feito nestes últimos anos. Lembramos que o Facebook e o WhatsUpp são duas poderosas ferramentas – e as mesmas são gratuitas para este tipo de divulgação e, além do mais, a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila já tem um site de fácil acesso e uma página gratuita de divulgação no Facebook. E estas duas ferramentas da rede social são largamente usadas pelos diasdavilenses.

A outra parte deste adendo é que, a maioria das publicidades já vem feita e já impressas, não só pelo Governo Estadual, como também pelo Governo Federal – prontas pra serem distribuídas e sem nenhum custo.

Esclarecemos que, Publicidade Educativa é uma prática publicitária que fundamenta campanhas públicas educativas que sejam de utilidade pública – e não de divulgação de uma instituição.