DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

GLOBAIS CONTESTAM AUMENTO DE IMPOSTOS PARA ARTISTAS PROPOSTO PELO GOVERNO FEDERAL

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

As propostas de mudanças no Imposto de Renda encaminhadas pelo governo federal à Câmara dos Deputados pode afetar a taxação da classe artística, motivo de protesto entre profissionais da área.

Ao Notícias da TV, os atores Mateus Solano e Glória Pires contestaram o projeto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro da Economia, Paulo Guedes, no pacote da reforma tributária.

“Não faz sentido cobrar tributos dos artistas com uma alíquota tão absurda. Se nenhuma outra categoria precisa pagar tanto, por que cobrar excessivamente desse grupo?”, desabafou Gloria.

Atualmente os trabalhadores contratados no sistema de PJ arcam com uma alíquota que varia de 6% a 20% ao ano. Caso a proposta seja aprovada, o profissional “que tenha como atividade ou objeto principal a exploração de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz” passaria a ser taxado pelo lucro real, se prestados pela pessoa jurídica.

O novo imposto pode fazer com que a classe artística pague 34% de taxas, mais do que o dobro da tributação atual. 

“Por que exclusivamente a minha profissão deve ter taxação maior que todas as outras? O que ela tem de diferente em relação aos advogados, médicos e engenheiros?”, questionou Mateus.

error: Content is protected !!