24 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

POR PATRÍCIA TOMÉ: 5 PASSOS PARA ESTIMULAR O ENGAJAMENTO DA EQUIPE

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

Por: Patrícia Tomé – Coach, Administradora e Especialista em Gestão de Pessoas

 

Contratar um novo colaborador é um ato nobre para um empreendedor, seja qual for a função ou cargo, é algo extraordinário, principalmente após um período tão difícil que a humanidade vivenciou, a Pandemia do Covid-19. No entanto requer muita atenção e conhecimento no processo seletivo, qual inicia pelo Recrutamento, com as definições das necessidades do empregador e depois a prospecção dos candidatos. Já no processo seletivo, inicia-se com uma triagem, análise de currículo, dinâmica individual ou em grupo, entrevista pré-seletiva, avaliação técnica, entrevista decisória, conferência de dados e comunicação do selecionado.  Mas com toda essa prévia seletiva, é mesmo possível encontrar a pessoa certa para ocupar a vaga? E uma vez contratado, a empresa está preparada para que o colaborador se sinta bem e com sentimento de estar na empresa certa? No processo seletivo foi considerado o clima e cultura organizacional, bem como as necessidades de melhorias para o futuro?

Uma contratação mal realizada tem um efeito prejudicial à organização, consome energia e tempo, bem como a qualidade no desenvolvimento das atividades. Os impactos de uma contratação Errada, pode sair caro ao empregador, pois sabendo que cada pessoa tem um perfil específico, “ninguém é igual a ninguém”, logo, as probabilidades de acertar é uma incógnita.

O custo de uma contratação errada envolve custos de produtividade, custos financeiros, moral dos funcionários referente a contratação, interfere diretamente no ambiente interno, nas relações interpessoais, na dinâmica da liderança, na qualidade e quantidade das atividades e no desenvolvimento dos processos.

Diante de tudo isso, o que tem haver uma boa contratação com Equipe engajada? Exatamente tudo, porque uma contratação assertiva é capaz de transformar o ambiente de trabalho, possibilita mudança de cultura positivamente, proporciona oportunidade de colocar em prática planos de melhoria que estavam guardados na gaveta, e o clima organizacional não corre risco de sofrer interferências negativas.

No processo de integração de um novo membro, a equipe e a empresa esperam que este tenha coragem para enfrentar os desafios, que acredite em si e na empresa, tenha visão de futuro, que possua espirito empreendedor por tanto veste a camisa da empresa e além disso execute suas atividades com qualidade e principalmente esteja disposto a inovar sempre, porque esse é o ambiente criado por colaboradores engajados e que acreditam no senso de cooperação e trabalho em equipe.

Encarar as consequências de uma contratação errada é um desafio frequente, prevenir-se dessa possibilidade é a melhor opção para diminuir os efeitos negativos. Uma boa dica é buscar empresas que façam esse processo de Recrutamento e Seleção, pois são especialistas no assunto e possuem ferramentas específicas para atender essa demanda tão importante e necessária. Na próxima matéria vamos abordar o segundo passo para estimular o engajamento de uma equipe, com o tema “Comprometimento”, então até logo mais!

 

Instagram @patriciatome_coach / Kaizen_ktreinamentos whatssap 71 99407-2338

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics