19 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

POR CIRLENE FRANCISCA: ECONOMIA DOMESTICA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

Por: Cirlene Francisca S Pinto, Engª Ambiental, Engª Especialista em Segurança do Trabalho – Email: cirlene.amb@hotmail.com

 

Você consegue poupar?

Fazer economia?

Comprar só o necessário?

Pois é, pouquíssimas pessoas conseguem ter limites e controles sobre suas vontades, Graça necessária para todos os campos na vida do individuo.

Em sua definição, economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e a qualidade de vida, com objetivos de satisfazer as necessidades das pessoas, seus comportamentos e o mercado, controlar os desperdicios financeiros e promover geração de renda.

Por exemplo: As mudanças climáticas podem afetar na produção dos alimentos, assim na escassez deste produto e sua procura aumentada gera demanda e pouca oferta ocasionando o aumento de preço e sua aquisição, afetando em nosso dia a dia. Se as empresas aumentarem sua produção elas contratarão mais o desemprego diminuirá e aumentará o poder de compra e consumo, quando a produção aumenta proporcionalmente aos consumidores, reduz a inflação. Saber fazer a escolha correta é a grande esperança para a sustentabilidade na economia doméstica. Há regras que podem contribuir para controlar o consumo e ajudar no desenvolver das boas práticas econômica, social e ambiental, equilibrando todo o sistema.

Vamos economizar?

Com planejamento, controle, organização, avaliação, poder de escolha e algumas regras: Antes da ida ao mercado programe suas compras, coma antes de ir ao mercado, monte seu cardápio semanal, compre em dias de ofertas, compre os refis e marcas novas, são “mais baratas”, compre em atacado, não vá ao mercado com pressa, isso pode te ajudar na economia das compras.

Equilibrar o orçamento familiar, tendo como ponto primário as finanças pessoais, seguindo a organização domestica.

Planejar e anotar seus ganhos e gastos evitará perdas, evitar gastos desnecessários, manter as contas em dia evite os juros, não contraia dividas, caso tenha negocie e não fique devendo, pague as contas em dia.

Tenha controle do que entra e sai, evite a compulsão. É possível reduzir desperdícios em casa adotando regras simples no cotidiano, como usar lâmpadas de LED, apagar a luz ao sair dos cômodos, utilizar a luz do sol, desligar os aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados, evite o famoso “T”, troque a borracha de vedação da geladeira, evite utilizar os eletrodomésticos no horário de pico, entre 18h e 22h, ao viajar desligue a geral de energia, prefira eletrodomésticos com selo procel com classificação A, usar o forno para assar vários alimentos ao mesmo tempo, cultivar horta, comprar frutas de época, da preferência ao comercio local, fazer a própria comida e reaproveitar as sobras além de evitar os desperdícios você os utiliza para fazer pratos gostosos evitando sua disposição nos lixões, manter as panelas fechadas para cozinhar, opte por panelas de pressão, molhe as plantas a noite e com regador, compre baterias recarregáveis, reaproveite água da lavagem de roupas para lavar calçada e varanda, procure armazenar água da chuva, adote a prática de compostagem, venda os moveis e roupas antigas e não acumule coisas.

Essas ações e planejamentos domésticos contribuirão para o equilíbrio ambiental e financeiro da população que necessitam fortalecer suas finanças e desfrutar de outras boas escolhas e substanciar sua vida e da sua família, assim como desta geração e das gerações futuras.

Viva com simplicidade!

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics