25 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE EMITE ALERTA SOBRE DESCARTE DE LIXOS E ENTULHOS EM DIAS D’ÁVILA

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

A SEMAM – Secretaria do Meio Ambiente, começou a realizar esta semana a colocação de diversas placas em pontos de lixos para alertar a população sobre a proibição do descarte naquele local e consequências caso não seja seguida de acordo com a Lei nº 209 de 26 de setembro de 2001 que, “institui o regulamento municipal de limpeza urbana e dá outras providências”.

Os serviços de limpeza urbana do Município de Dias d’Ávila serão regidos pelos dispositivos contidos neste Regulamento e executados pelo órgão gestor de limpeza urbana (SEMAM) .

É dever de todo cidadão respeitar os princípios de higiene e de conservação dos logradouros públicos. Para efeito deste Regulamento, considera-se lixo o conjunto heterogêneo de resíduos sólidos e semi-sólidos comuns provenientes das atividades humanas nas zonas urbanas e industriais do Município.

O Sistema Operacional de Limpeza Pública Urbana é o conjunto de operações de limpeza que objetiva dar aos resíduos produzidos na zona urbana o destino mais adequado sob os aspectos ambientais e sanitários, observando-se as suas características, procedência, custo de tratamento, possibilidade de reciclagem e comercialização. Já está sendo realizada a coleta seletiva através dos ecopontos instalados em alguns pontos da cidade.

Não são considerados lixo de qualquer espécie os resíduos sólidos especiais corrosivos, explosivos, tóxicos, inflamáveis, materiais químicos em geral, os quais serão coletados e tratados pela fonte produtora, salvo posterior entendimento entre a unidade gestora do tratamento e a produtora dos resíduos e de acordo com a legislação ambiental vigente.

Não são considerados lixo os cadáveres de animais, os quais deverão ser sepultados pelos responsáveis ou recolhidos pela Prefeitura através de solicitação dos interessados.

A SEMAM pede que todos os moradores sigam o cronograma de coleta de entulhos e podas e brevemente irá disponibilizar o cronograma de lixo orgânico. Se todos nós nos unirmos a nossa cidade ficará mais limpa e organizada a curto e médio prazo, deixando mais bonita e com mais qualidade de vida para todos nós.

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics