20 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

VEREADORA PROFESSORA ROSENIR CONDUZ ENCONTRO E DISCUSSÃO DA LEI PAULO GUSTAVO COM PESSOAS QUE FAZEM A CULTURA EM DIAS D’ÁVILA

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

Com muita gente presente, inclusive pessoas que trabalham com arte e cultura e convidados, o primeiro encontro para discutir a Lei Paulo Gustavo (n°195/2022) no plenário José Bosco de Morais na câmara de vereadores em Dias d’Ávila foi conduzido, idealizado e dirigido pela vereadora Professora Rosenir – PT, que trouxe a discussão do funcionamento da referida lei, sancionada no ano passado, mas publicado o decreto somente no dia 11 de maio para a transferência dos recursos, bem como retratar a importância dos Conselhos de Cultura enquanto órgãos fiscalizadores.

O evento debateu a importância da Lei Paulo Gustavo, ocasião que R$3,8 bilhões serão investidos no país para projetos culturais, sendo R$285,6 milhões previstos para repasse na Bahia, e mais de 734 mil para o município de Dias d’Ávila.

A verba tem como fonte principal, recursos do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial do Audiovisual. Com isso, os gestores municipais têm até agosto para selecionar os projetos que vão receber a verba, lembrando que, um dos critérios para participar da seletiva, são dos interessados (pessoas físicas e empresas), executarem ações sociais já promovidas e acordadas com os governos locais.

“Esse é o maior valor da história do país destinado ao setor cultural”, disse o presidente da Casa Legislativa Junior do Requeijão – PSDB, que fez na ocasião, o pronunciamento inicial do evento. O gestor acrescentou ainda, “Essa Lei foi pensada no período da pandemia, e foi assertiva para apoiar os trabalhadores da cultura, que pereceram duramente e sofrem os reflexos econômicos até hoje”.

Artistas da terra falaram de seus trabalhos e puderam tirar dúvidas com os palestrantes. O músico Cristovão Max abrilhantou a abertura do evento com repertórios da música popular brasileira, e a Banda de Música e Orquestra Comunitária de Dias d’Ávila (BANMOC) se apresentou três números logo em seguida.

A programação do evento foi dividida da seguinte forma:

– 1ªPalestra: “Funcionamento e Instrumentos da Lei Paulo Gustavo”, intermediada pelo Diretor Econômico da Secretaria de Cultura (SECULT) Fernando Santos;

– 2ªPalestra: “A importância dos Conselhos de Cultura enquanto órgãos fiscalizadores”, intermediada pela Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da SECULT Amanda Cunha;

– 3ªPalestra: “A Lei Paulo Gustavo e o município de Dias d’Ávila”, intermediada pela Especialista em Educação da Secretaria Municipal de Educação Márcia Moraes.

Estiveram presentes também os vereadores de Dias d’Ávila, Josemar – UB, Renato Henrique – PP, Diego Schesari – PSDB; a deputada federal Ivoneide Caetano (PT); e o vereador de Pojuca Lenivaldo Palmeira  – PT.

 
 
.

Fonte: Andressa Costa – ASCOM/CDD

 
 
 
 
 
 

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics