Nas últimas semanas, a política em Itanagra, passou por uma reviravolta histórica que pode impactar significativamente nas eleições municipais de outubro de 2024. Vários candidatos a vereador dos partidos de Oposição anunciaram oficialmente sua renúncia à disputa.
A sequência de renúncias, que incluiu figuras políticas conhecidas e novos rostos, enfraqueceu consideravelmente a chapa majoritária de Oposição. Essa situação gerou uma expectativa de chapa única nas eleições municipais de Itanagra, um cenário praticamente inédito na história recente da cidade.
Surgiram acusações de que a chapa majoritária de Oposição teria utilizado práticas enganosas ao registrar candidatos, principalmente mulheres, sem o devido consentimento ou sem transparência sobre as implicações de suas candidaturas.
Algumas mulheres que tiveram seus nomes registrados como candidatas alegaram que não foram informadas sobre suas candidaturas e que, em alguns casos, não concordaram em participar do pleito. A prática de “candidaturas laranjas” é ilegal e pode gerar cassação da chapa. O objetivo da Lei é cumprir a cota mínima de gênero.
More Stories
O PODER ANALGÉSICO DA MÚSICA NAS PESSOAS
TRUMP CUMPRE PROMESSA E ANUNCIA TAXAS DE 50% ÀS EXPORTAÇÕES DO BRASIL
IOF: O QUE É, COMO AFETA A TODOS E QUAIS MUDANÇAS PROPOSTAS? ENTENDA SOBRE ESTE IMPOSTO