O reajuste dos preços dos medicamentos brasileiros só será anunciado oficialmente em 31 de março, mas farmácias de Salvador já avisam os clientes sobre o aumento dos valores. Com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, especialistas projetam que o reajuste deve ser de até 5,06%.
Com o anúncio de que o IPCA de fevereiro ficou em 1,31%, levando o acumulado dos últimos 12 meses para 5,06%, já é possível calcular quanto será o reajuste dos medicamentos. De acordo com a Simtax, especialista em tributação do mercado farmacêutico, o reajuste será de 5,06% para o Nível 1, 3,83% para o Nível 2 e 2,60% para o Nível 3.
O percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em 2024, o reajuste foi menor do que o previsto para este ano. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos autorizou reajuste de 4,50% para todos os níveis, o menor valor praticado desde 2020.
.
Fonte e Foto: Maysa Polcri/CORREIO24 hs
More Stories
PREFEITURA DE DIAS D’ÁVILA AMPLIA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA COM NOVA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO IMBASSAÍ
DIAS D’ÁVILA: ALBERTO CASTRO E VAN DA FARMÁCIA ACOMPANHARAM ENTREGA DOS KITS DA SEMANA SANTA
RAIMUNDINHO DA JR PARTICIPA DA ELEIÇÃO DA VICE-PRESIDENTE DA ALBA, FÁTIMA NUNES