19 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

DIAS D’ÁVILA: QUEIMADAS URBANAS PREJUDICAM VIZINHOS

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

Este tipo de ação – queimadas de folhas e lixos no quintal – não deveria ser comun entre os moradores de qualquer cidade.

 

Primeiro, porque as queimadas incomodam os vizinhos. Segundo porque a cidade dispõe de empresa especializada na realização de recolhimento deste tipo de entulho – que diga-se de passagem, não podemos tratar como lixo. Terceiro, porque toda poda de árvores, mesmo sendo em seu quintal e de sua propriedade, é ilegal – ela tem de ser autorizada pela secretaria especializada no assunto – ou seja, a Secretaria do Meio Ambiente.

 

Tudo isso sem falar no risco de incêndio das demais casas. o MORADOR QUE COLOCA FOGO EM SEU QUINTAL NÃO SABE O QUE O MORADOR AO LADO TEM DE ALTO PODER DE INCINERAÇÃO NO SEU QUINTAL. Pode haver também galhos secos de fácil combustão, pode haver um ou dois botijões de gás encostado na parede, pode ter um litro de gasolina esquecido entre seus entulhos – e por aí vai. Uma fagulha que passa por cima do muro pode causar uma fatalidade sem precedentes.

 

Mas as podas e as queimadas tem sido uma constante na cidade de Dias d’Ávila – autorizadas ou não, recolhidas posteriormente ou não. E tem sido motivo de desavenças entre vizinhos – e também motivo de acionamento do 190 para resolver estas questões e posteriormente da prefeitura. Pelo 190 a PM informa que o problema não é dela.

 

Mas…

 

Apesar de todos os prós e nós, este tipo de ocorrência aconteceu na data de ontem , por exemplo, no bairro Lessa Ribeiro, quase divisa com a Varginha – imediações da Rua Dom Pedro II. Um morador resolveu limpar o quintal e ao término, colocou fogo no que ajuntou no canto de seu quintal. Fez isto sem se preocupar se os vizinhos iriam aprovar a atitude do mesmo; ou se tinha alguém ao seu lado com problemas respiratórios; se havia idosos ou recén-nascidos que não suportariam a tal fumaça; se havia roupas lavadas no varal; ou, sem nenhum senso de comunidade e de civilidade, comunicado aos moradores do lado de sua casa para que se preparassem para a fumaça que viria e para o fogo que arderia ao lado de sua casa.

 

É de bom alvitre limpar os quintais para evitar insetos e pequenos peçonhentos. Comunicar a prefeitura sobre a coleta de seu entulho e observar outras normas municipais que regem o assunto.

 

E por falar em normas e regimentos – seria bom que nossos vereadores e demais autoridades tomassem pé da situação e colocassem em pauta uma lei que regulamente as “queimadas urbanas” para evitar atritos entre moradores. Uma lei que regulamentasse este assunto de poda, retirada de entulho e de queimada – que ao ver de muita gente, deveria ser proibida. Em tempos de calor e de alta temperatura, fumaça na casa dos outros é primeiramente uma ofensa.

 

Vale a dica: Vamos fazer uma lei municipal para regulamentar este assunto?

 

.

Foto ilustrativa.

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics