30 de abril de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

DIAS D’ÁVILA: MORADORES PEDEM MUDANÇA DO POSTO DE SAÚDE DO IMBASSAY PARA ÁREA MAIS CENTRAL DO BAIRRO

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

A comunidade do Bairro Imbassay está pedindo a mudança da Unidade Básica de Saúde (ou seja, do Posto Médico ou Posto de Saúde) do bairro, para uma localização mais central. Ou que, o atual seja mantido para a comunidade da Cidade-Mirim e para a Concórdia e que seja repensado numa mudança para atendimento dos moradores do Imbassay para o Hospital Dilton Bispo – ou, que seja construído um posto para a comunidade, no centro do bairro.

O Posto de Saúde foi entregue à comunidade em outubro de 2015 pela Prefeita Jussara Márcia, PT. A unidade no local é composta por uma equipe “completa de médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde”, disse o Subsecretário de saúde, Caio Clésio, no dia da inauguração. “Os serviços oferecidos são, pré-natal, assistência ao idoso, criança, gestante e a família em geral.  Tendo capacidade de solucionar 80% do problema de saúde da comunidade, vai atender aproximadamente 6 mil pessoas, uma média de 2 mil a 2500 mil famílias, com instalações modernas e inclusive com o equipamento de ultrassonografia dentária” finalizou o secretário.

Hoje o Posto de Saúde do Imbassay, instalado na Cidade-Mirim e na divisa com o Bairro da Concórdia – e atende até mais pessoas destas referidas localidades do que propriamente do Imbassay e do bairro Santa Terezinha. O posto até pode não ser do bairro Imbassay – mas a comunidade do bairro é direcionada para o mesmo.

O posto na realidade fica na extremidade oposta dos bairros a que deveria servir (Santa Terezinha e Imbassay) – já que a Concórdia tem um posto centralizado bem no meio do bairro e este atende bem a comunidade em questão. Muitos moradores até preferem e acham que a comunidade do Bairro Imbassay estaria até melhor servida se fosse atendida no Posto de Saúde que fica adido ao hospital Dilton Bispo (este sim fica próximo ao bairro) e atenderia melhor a comunidade.

O problema do Posto Imbassay hoje é que ele fica longe – com caminhadas por áreas ermas da cidade – e por ruas de pouco movimento onde as pessoas se vêem exposta a assaltos pelo itinerário. Na realidade fica bom só pra quem tem carro.

Diante disso, a comunidade pensa e busca soluções para conseguir a mudança deste posto através de um “Abaixo-Assinado” que pretendem enviar cópias à Prefeitura Municipal, ao legislativo e ao Ministério Público.

Vale lembrar que, pra quem está doente, pra idosos, pra gestantes, para crianças, para mães com filhos recém-nascidos – ou pra quem quer que seja que precisa do referido posto e que mora perto da casa da prefeita (por exemplo), a caminhada neste sol e no calor que está fazendo atualmente é longa e exaustiva. Quando chove fica pior, a maioria das pessoas do bairro Imbassay tem de se esforçar ainda mais.

Pra quem está com problema de saúde é um deslocamento preocupante.

Matéria – Roger Lima

Foto – Bahia Comenta

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics