1 de maio de 2024

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

14 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA SALVADOR E PARA O POLO PETROQUÍMICO SECAM A LAGOA DA NOVA DIAS D’ÁVILA

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

E a seca da Lagoa da Nova Dias d’Ávila, a mesma das águas da Barragem Santa Helena está secando à olhos nus, primeiramente devido ao clima e ao tempo. A falta de chuva, na realidade. A lagoa que há menos de 6 meses estava cheia e repleta de vida, hoje agoniza em esgoto oriundo das construções dos condomínios “Minha Casa, Minha Vida” e do próprio bairro da Nova Dias d’Ávila.

 

A lagoa seca cada dia mais e a cidade de Dias d’Ávila assiste a tudo sem nada fazer – já estamos observando o perigoso racionamento de água em Salvador.

Este impacto ambiental que ocasiona esta seca do lago da Nova Dias d´Ávila também tem como consequência, a necessidade de bombear água para a barragem do Rio Joanes II quando esta tem seu nível reduzido, principalmente em períodos de pouca chuva. Agua esta que é enviada para Salvador e demais cidades com problemas de água. Recentemente o governador do estado esteve na cidade de Dias d’Ávila em busca de melhorias na captação de água para a capital.

 

Outro fator que todos sabem, mas ninguém faz nada para salvar a lagoa, é o fato da água represada ter como destino, desde muito tempo o abastecimento de empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari em grande e absurda quantidade.

O lago está diminuindo a cada dia e suas margens estão sendo destruídas.  Além disso, já é possível observar a olho nú a alteração da qualidade da água em função do lançamento de esgotos sem o pré-tratamento.

Vem juntamente sendo destruido a mata ciliar, proteção natural contra o assoreamento das margens dos rios, que está sumindo na região próxima a Barragem de Santa Helena. Mesmo sendo uma área de PRESERVAÇÃO PERMANENTE, que segundo o Código Florestal (Lei n. 4.771/65) deve-se manter INTOCADA, a mata, protegida por lei, não consegue desempenhar seu importante papel de proteção aos rios e sua contribuição para o ecossistema porque está sendo destruída para fins não conhecidos. Quer seja para lenha, para construção ou para outros tipos de plantio.

 

Constantemente são detectados dezenas de caçambas transitando por Dias d’Ávila carregadas de areia que vão abastecer as olarias e casas de material de construção, dentre outras finalidades.
Além de tudo, já pode-se perceber uma grande modificação na paisagem da zona rural. Os morros estão sumindo e sendo substituídos por grandes áreas degradadas.
Foto em novembro de 2016
Foto batida em fevereiro 2017
Foto em abril 2017
.
Fotos: Roger Lima

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics