21 de janeiro de 2026

DIAS D'ÁVILA ACONTECE

16 ANOS FAZENDO A NOTÍCIA DE SUA CIDADE

O PRESIDENTE FRANCÊS VAI VOTAR ‘NÃO’ A ACORDO DA UNIÃO EUROPEIA-MERCOSUL

Compartilhe suas Notícias Preferidas!
Please follow and like us:

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que a França vai votar “não” ao acordo União Europeia-Mercosul, que deve ser votado pelas instâncias europeias nesta sexta (9), em Bruxelas, na Bélgica.

Em comunicado, Macron afirma que, apesar de “avanços incontestáveis” nas negociações – referência à inclusão de cláusulas adicionais, solicitadas pela França, de proteção do mercado e sanitárias-, “é preciso constatar uma rejeição unânime do acordo” pelos políticos franceses.

A decisão de Macron, que já era esperada, não deve alterar o resultado esperado da votação: a adoção do tratado pela UE. Tendo perdido o apoio italiano, a França não dispõe de uma minoria de bloqueio suficiente para o veto.

Espera-se que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaje para a América do Sul para a cerimônia de assinatura formal com o Mercosul no Paraguai, na segunda-feira (12).

O anúncio de Macron nada fez para aplacar a ira dos agricultores franceses, contrários ao acordo. Nesta quinta (8), eles ocuparam com tratores o entorno do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel, pontos icônicos de Paris.

Após a assinatura do acordo, ainda é necessária a aprovação do Parlamento Europeu. Outra alternativa para a França é judicializar a questão, contestando aspectos processuais.

Related Images:

error: Content is protected !!
Verified by ExactMetrics